brandingeditorialvideo Braga CED Fomos desafiados pela Câmara Municipal de Braga, mais propriamente pelo pelouro do Desporto e Juventude, a conceber e estruturar toda a comunicação da candidatura de Braga a Cidade Europeia do Desporto 2018. É um trabalho bastante estimulante na medida em que abrange quase todas as áreas da comunicação, design gráfico, fotografia e vídeo, paginação e edição, produção, marketing…enfim, mesmo a nossa praia.

CRIAMOS IDENTIDADE O “B” de Braga seria quase uma inevitabilidade numa cidade do desporto que se quer com dimensão Europeia. O espirito do desporto de todos e ao alcance de todos é uma marca patente na cidade e nenhum outro caractere traduz melhor a cidade do que o “B” do seu nome. Uma idade com carácter, com personalidade coletiva e claramente vocacionada para o desporto, nas suas mais diversas vertentes, sem perder a originalidade e a identidade. Foi em torno deste conceito que trabalhamos.

DEMOS-LHE PERSONALIDADE A conjugação de vários elementos, todos eles associados a esta candidatura sao reveladores da congregação e empenho da cidade em torno deste propósito. O C + E + D (Cidade Europeia do Desporto) ou o E + C + S (European City of Sport) unem-se numa harmonia perfeita e bilingue para o tal “B”. Por sua vez a descons­trução do “B” em duas partes permite vislumbrar o numero “18” referente ao ano no qual decorrerão as atividades associadas a este certame. É por isso também um logotipo eclético na medida em que encerra em si mesmo elementos reveladores e simbólicos desta candidatura.

TORNAMO-LO TRANSVERSAL Outra preocupação evidente foi dotar o logotipo de flexibilidade em termos de coloração, ou seja, torna-lo funcional e utilizável em qualquer escala, ambiente ou contexto colorido. Dotamo-lo de transparência para que pudesse usar além de cores, imagens refle­tidas adaptadas a qualquer contexto, tornando assim ilimitadas as possibilidades de utilização. Eis a transversatilidade.

FIZEMO-LO ICONOGRÁFICO Pretende-se que o logotipo desta candidatura seja mais do que um mero símbolo, espera-se que seja o tom de toda uma estratégia de comunicação e de uma identidade. Nesse sentido criamos um logo que permite gerar iconografia representativa de todas as modalidades desportivas, atraves da simples utilização de alguns dos seus elementos constitutivos. Será desta forma integrada, uniforme e direcionada. Simples, eficaz e perceptível, numa con­jugação de elementos pensados de forma estruturada para serem versáteis, mas com sentido. O “B” de Braga que é candidata a Cidade Europeia do Desporto 2018, que comunica com a Europa numa linguagem límpida e focada, que é moderna e cosmopolita, mas sem perder a identida­de e a história, composta por uma massa humana ímpar, que faz do desporto uma rotina de lazer e de saúde nas suas mais diversas modalidades e que saberá representar cada uma delas com a con­jugação dos seus elementos … os tais que compoe o “B”, de Braga, de Cidade Europeia do Desporto, de 2018.

AS MASCOTES - GUSTO & DIANA O Gusto e a Diana são as mascotes oficiais de Braga Cidade Europeia do Desporto, jovens e divertidas, juntam o mesmo conceito em temporadas diferentes.

A CANDIDATURA Não só dotar a candidatura de toda uma dinâmica comunicacional que conduza a projeção da imagem de Braga a capital do Desporto como transversal, multidisciplinar, integradora do desporto profissional como atividade lúdica e de lazer, bem como o amador de forma a dinamizar as instituições e os cidadãos em torno de uma preocupação comum e atual, a saúde e o bem-estar, como também mostrar a capacidade agregadora da cidade em torno de atividades desportivas individuais e de grupo, passando por desportistas de alta competição, de desportistas extemporâneos mas também com um foco revelador no desporto adaptado era a nossa missão.
Morada
Centro Empresarial de Braga, Lote D2
4700-319 Ferreiros, Braga
Portugal
Email
hello@designstation.pt
Telefone
+351 253 067 323